Ideas e Labs em Portugal

Este é um espaço para juntarmos pessoas com interesse em criar laboratórios em Portugal, ou que tenham curiosidade sobre o desenvolvimento deste tipo de laboratório em Portugal.

5 Me gusta

Tenho interesse claro. Cláudia Matos Biblioteca Municipal de Faro

3 Me gusta

Olá Raquel e Claudia.
Sou arquiteta, investigadora e responsável por um laboratório de inovação comunitária na minha cidade (Barreiro, Portugal) que irá iniciar dentro em breve. O Labic Barreiro Velho tem como foco de atuação um bairro histórico degradado com vários desafios pela frente, nomeadamente a falta de higiene urbana, a vulnerabilidade da população do bairro, falta de coesão comunitária e dificuldade de colaboração entre organizações locais.

3 Me gusta

Boa noite!
Sou dirigente de uma associação intercultural em Lisboa e membro da algumas redes internacionais de organizações cidadãs. Tenho bastante interesse em colaborar na criação e dinamização de estruturas deste tipo em Portugal, numa perspectiva de efectivo empoderamento e reforço da capacidade de intervenção das organizações e comunidades no desenvolvimento local e na co-construção de políticas públicas verdadeiramente inclusivas. Como sugerem que avancemos? Cordiais saudações. Mário Alves (Centro InterCulturaCidade)

2 Me gusta

Olá @m.alves , @Claudia_Matos e @carolina.stc !
Por razões profissionais inesperadas deixei de poder participar neste incrível MediaLab. Tudo sob controlo, mas preciso de toda a minha atenção no trabalho neste momento crítico.
Se me passarem os vossos contactos, adorava que nos ligássemos no futuro. Eu posso enviar um email a todos, para ficarmos ligados.
Saudações cordiais
Raquel

Parece interessante :slight_smile:

1 me gusta

Olá Raquel. Estas 2 semanas tb têm sido complicadas para mim. Não acedi ao módulo 4. Vou dar-lhe o meu email: cmatos@cm-faro.pt
Sou bibliotecária na Biblioteca Municipal de Faro.
Quem sabe trabalho colaborativo no futuro. Grata.

1 me gusta

Bom dia! Sou bibliotecária na Biblioteca Municipal de Faro e trabalho com a Rede de Bibliotecas Escolares e com a Rede de Bibliotecas Municipais do Algarve.

1 me gusta

Olá Cláudia!
Que mundo pequenino… já lhe explico porquê por email!
Boa sorte e até breve
Raquel

Boa tarde, Raquel. Estou numa situação parecida e sei bem como é difícil gerir estas nossas agendas complexas. Mas gostaria muito que não perdêssemos o contacto, porque acredito que existem possibilidades concretas de colaboração entre este pequeno-grande grupo.O meu contacto é: m.alves.intercult@gmail.com e terei muito gosto em trocar ideias nesse sentido. Sinta(m)-se á vontade para me contactar e, se assim entender(em), envie(m)-me tb o(s) seu/vossos emails. Saudações cordiais.

Olá queridas!
Que iniciativa legal essa!

Não se preocupem, se perderam algum conteúdo vocês poderão acessá-los pela página do Lab: http://labsbibliotecarios.es/
Os vídeos e os textos ficam disponíveis online.

Também temos uma atividade especial para quem fala português. São os encontros com Laboratórios do Brasil e de Portugal onde fazemos uma conversa focada na prática: ferramentas, exemplos e referências.

Veja a programação:

10/05 - 11h00 (GMT-3) / às 16h00 (CET)
1° Encontro I Cinthia Mendonça e Marcos Garcia

17/10 - 11h00 (GMT-3) / às 16h00 (CET)
2° Encontro I Cinthia Mendonça e Rodrigo Savazoni

24/10 - 11h00 (GMT-3) / às 16h00 (CET)
3° Encontro I Cinthia Mendonça e Tatiana Prado

31/05 - 11h00 (GMT-3) / às 16h00 (CET)
4° Encontro I Sil Bahia

E para conhecer as iniciativas em curso e explorar possibilidades de colaboração na Comunidade Ibero-americana, propomos o próximo encontro no dia 07 de junho às 11h (GMT-3) / às 16h00 (CET) no seguinte link (canal da Silo - Arte e Latitude Rural):
https://www.youtube.com/channel/UCwB5vE50QX2eCVv-i795y6Q

SOBRE AS/OS CONVIDADAS/OS:

Rodrigo Savazoni é um dos diretores do Instituto Procomum. Escritor, realizador multimídia, produtor cultural e pesquisador, Mestre e doutorando pela Universidade Federal do ABC (UFABC). É autor de inúmeros livros, o último deles O Comum entre Nós: da cultura digital à democracia do século 21 (Editora SESC-SP).

Tatiana Prado é gerente do núcleo de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural. Formada em Artes Visuais com especializações em gestão cultural e arte, educação, cultura brasileira e tecnologias contemporâneas.

Silvana Bahia é diretora do Olabi, organização social com foco em inovação, tecnologia e diversidade, por onde coordena a Pretalab e outras iniciativas. Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense. Recebeu o prêmio Destaques da Cultura Digital: Inovação Social e Tecnologia, concedido pelo Centro Cultural Banco do Brasil e Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ de 2017.

José Carlos Mota é professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. É atualmente o Diretor do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano. Desenvolveu investigação doutoral sobre ‘Planeamento do Território: Metodologia, Atores e Participação’.

Aguardo vocês!